terça-feira, 12 de março de 2013

Tontura e Hidroterapia.


Atendimento de Hidroterapia na Academia Manoel dos Santos

Em abril de 2012 foi publicada uma matéria na revista Veja sobre 11 causas da tontura. Por trata-se de uma queixa comum nos consultórios médicos e também nas clinicas de reabilitação resolvemos postar aqui alguns esclarecimentos.  
A tontura pode gerar na vida das pessoas diversos transtornos como perda da independência, aumento do risco de queda, desalinhamento postural, entre outros, pois não deve ser nada fácil ao colocar uma calça sentir o ambiente inteiro girar. Andar na rua e tentar atravessar a rua pode ser uma verdadeira cruzada, pois girar a cabeça enquanto se caminha desencadeia o sintoma gerando muitas vezes enjoo e até vomito.
A Fisioterapia Aquática vem demonstrando bons resultados para este tratamento e vamos mostrar um pouquinho do que somos capazes de ajudar no processo de reabilitação das vestibulopatias (mais conhecidas como labirintites), que geram a tontura.
Em 2005 foi desenvolvido por Yeda Gabilan um protocolo de reabilitação aquática em piscina terapêutica, baseado em exercícios de equilíbrio em solo, técnicas de terapia aquática e efeitos físicos da agua. O resultado deste trabalho foi um eficaz protocolo de exercícios capaz de oferecer resultados muito bons, podendo ser empregado em casos de tontura e/ou outras manifestações clínicas causadas por distúrbios do equilíbrio corporal. Os exercícios vestibulares (como são chamados os exercícios voltados para o equilíbrio) são personalizados e se bem orientados levam à remissão dos sintomas em grande parte dos pacientes.
O programa deve incluir treino do equilíbrio, fortalecimento muscular, tarefas motoras que incluem movimentos repetidos da cabeça e estabilização do olhar. Os exercícios físicos de reabilitação vestibular e a mobilização do paciente devem ser precocemente instituídos, a capacidade de reparação e adaptação do sistema vestibular é notada. Mesmo quando metade do sistema está totalmente lesada, a recuperação funcional pode ser completa. A proposta de um protocolo de exercícios em água deve ser desenvolvida em etapas, levando em conta a adaptação dos pacientes ao meio líquido, a complexidade e globalidade dos exercícios enfatizando a estimulação do controle e ajuste do equilíbrio dentro d’água, atividades motoras que abrangem transferências posturais e marcha, associadas à privação e ao conflito sensorial e a movimentos repetidos de cabeça.
Quando se tem um diagnóstico correto, a tontura tem tratamento. Fisioterapia e medicação são muito importantes, podendo devolver ao individuo qualidade de vida, independência e segurança.




Artigos:
· Fisioterapia Aquática para Reabilitação Vestibular,
· Aquatic physiotherapy for vestibular rehabilitation in patients with unilateral vestibular hypofunction: Exploratory prospective study.

Nenhum comentário:

Postar um comentário